A incontinência fecal (IF) é definida como a perda involuntária de matéria fecal que podem ser líquidas, sólidas ou gasosas, sendo marcada pela incapacidade de manter o controlo fisiológico do conteúdo intestinal em local e tempo socialmente adequados. Apesar de a causa ser na maioria das vezes de disfunção da musculatura anorretal, também pode advir de alterações das propriedades viscoelásticas do reservatório retal.

É uma doença bastante incapacitante que afeta, geralmente, o equilíbrio emocional, social e psicológico do paciente por embaraço social, condicionando a sua vida quotidiana e significativamente a qualidade de vida.

Existem vários mecanismos que contribuem para a normal continência fecal: a motilidade intestinal, o volume e a consistência das fezes, nível de consciência mental, tónus da musculatura perianal e enervação neuronal (Rau SS. Gastrenterol, 2004 in Rev Port Coloproct, Guidelines, 2010). Consoante a origem dos problemas e da fisiopatologia, podemos classificar IF de origem anal ou retal.

Consulte o artigo no formulário seguinte:

× Apoio Cliente Available from 13:00 to 18:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday